Como ler um texto acadêmico?

Aqui estão algumas dicas para as participantes que não estão habituada a ler este tipo de texto (teórico/acadêmico) ou fazer este tipo de leitura (teórica/acadêmica). Caso você tenha uma dica valiosa para compartilhar aqui, envie no grupo e acrescntaremos à listinha abaixo! Boa leitura!

  1. Antes de começar a ler o texto, busque saber um pouco mais sobre a experiência da autora. Conhecere a trajetória de quem fala, ainda que superficialmente, frequentemente ajuda a entender o texto e o debate no qual se insere.
  2. Durante a primeira leitura do texto, anote dúvidas, destaque ideias interessantes e veja se o próprio texto responde estas dúvidas mais adiante (às vezes isso ocorre, sobretudo quando o texto é bacana).
  3. Procure entender, na medida do possível, ou se questionar, sobre a escolha que o autor faz das palavras. Se há conceitos que você não entendeu ainda, se a explicação não está clara, se o uso de certa palavra parece não fazer sentido em sua interpretação. Este pode ser um bom começo de discussão com o grupo.
  4. Terminada a primeira leitura, tente fazer um esquema mental (ou no papel, de preferir), identificando qual é o argumento central do texto e como a autora faz para chegar lá. Anote ou tente identificar também quais são as questões iniciais que se fecham e quais as que ficam pendentes.
  5. Escrever um breve resumo, um fichamento ou sistematizar as próprias anotações é um exercício de releitura indireta bem importante e eficaz. Se precisar, volte ao texto, copie e cole trechos, indique páginas, agregue links, etc. No futuro, se você precisar ou desejar reler o texto, poder voltar à sua primeira leitura pode ajudar bastante a fazer uma segunda leitura proveitosa.
  6. Se a curiosidade bater com autores citados, termos e outros tipos de referência, não hesite em jogar no Google, na Wikipedia ou no nosso grupo. Vamos construindo essa leitura coletivamente!